A creatina é um nutriente natural de origem animal sintetizado de maneira endógena pelo fígado, pâncreas e rins a partir de aminoácidos como glicina, arginina e metionina. Esse composto também pode ser adquirido por meio da dieta, já que é encontrado em carnes e peixes.
O nutriente se apresenta no organismo na forma livre ou fosforilada e, entre os efeitos positivos da creatina, benefícios e vantagens, trata-se de um importante reservatório de energia que favorece a contração muscular, uma vez que cerca de 95% do composto é armazenado no músculo esquelético.
BENEFÍCIOS
Melhora a performance nos treinos;
Acelera a recuperação muscular;
Fornece energia para as células;
Colabora para o ganho de massa muscular;
Combate a fadiga;
Aumenta as fibras musculares;
Melhora a capacidade cognitiva e as funções cerebrais;
Atenua os efeitos do envelhecimento.
COMO TOMAR CREATINA MONOHIDRATADA?
Como tomar creatina monohidratada costuma ser uma dúvida frequente de quem está começando a inserir esse produto na dieta. Por isso, vamos explicar essa questão. O suplemento creatina pode ser ingerido em qualquer momento do dia, dependendo da estratégia adotada. Por isso, não há uma só maneira de saber como tomar creatina. Ela pode ser consumida tanto com água quanto na mistura em shakes do pós ou pré-treino.
Um detalhe importante é que ela deve ser consumida todos os dias, mesmo nos dias em que você não treina. Dessa forma, é possível evidenciar todos os seus benefícios na rotina. Ela também é insulinodependente, por isso, é preciso consumir junto com alimentos ou suplementos que influenciam a produção de insulina - entre eles, dextrose, maltodextrina, arroz, pão, macarrão e proteínas, como whey protein.
Saber tudo sobre a creatina monohidratada, como tomar, o que é, para que serve, entre outras coisas, é de grande importância para conseguir potencializar ainda mais a efetividade do produto. Busque conhecer os benefícios a fundo para inserir o suplemento de maneira estratégica em sua dieta.
CREATINA EM PÓ: EFEITOS COLATERAIS E CUIDADOS AO CONSUMIR
A creatina tem seus efeitos comprovados, assim como estudos que demonstram que ela não é prejudicial a um corpo saudável. Ela é indicada para atletas de diversas modalidades e níveis de atividade. Antes de iniciar seu consumo, sempre consulte um nutricionista. Invista também em uma rotina de ingestão de água, garantindo sempre que seu corpo esteja hidratado.